Pintura
A Pintura com aguarelas tem como meta principal levar a criança a vivênciar o mundo das cores e a expressar a sua vida dos sentimentos.
Primeiramente trabalha com as cores básicas em diversas concentrações. Ao trabalharem em superfícies grandes, a criança recebe imediatamente o impacto da cor, deixando-se levar por ela. Desta forma, a criança aprende como as cores se combinam e vivência as diferentes combinações. Irá sentir a dignidade do vermelho, a suavidade do azul e a alegria do amarelo, fortalecendo a sua vida anímica e desabrochando-se perante toda a riqueza que fala por intermédio das cores.
Nos primeiros anos, os exercícios ainda não visam representar um objecto, mas sim serem levados pelas qualidades das cores.
Prof.: Helena Monteiro

Manualidades
As crianças aprendem a fazer tricô, que requer alta concentração, agilidade das mãos e de todos os dedos, sendo um processo que vivifica a capacidade de pensar da criança. Vivência-se todo o processo de transformação da lã, desde que sai da ovelha até aos fios coloridos e entretecidos: lavar, cardar, fiar, tingir, tricotar, feltrar e entretecer a lã.
Por fim, são produzidos pequenos objectos como bolsas, pegas de tachos, bolsas para a flauta, pequenos animais, que podem ser usados no dia-a-dia.
Também se desenvolve-se outros tipos de trabalhos manuais consoante as épocas do ano.
Prof.: Helena Monteiro

Desenho Orientado
Nesta actividade utilizamos os materiais artísticos que possuímos para os nossos trabalhos diários, para aprender e aprofundar a sua técnica de uso. Desta forma, o professor dar-lhes-á indicações técnicas, através da experiência activa do desenho elaborado pelo ele no quadro negro e imitado por todos, contribuindo para o aperfeiçoamento do seu uso. Não nos podemos esquecer que nesta faixa etário, o Belo têm uma importância vital para as crianças, pelo que devemos criar todos os esforços para que elas sintam que também os seus trabalhos são belos, podendo sempre serem melhorados, a seu tempo. São as histórias e os contos que trazem a inspiração para a criação destes desenhos.
Prof.: Helena Monteiro

Jogos / Dramatização
Desenvolve-se todo o tipo de jogos, de movimento e actividades de expressão corporal, onde também se pode trabalhar a construção de personagens através do jogo dramático. A dramatização e o movimento surgem sempre como componentes a todas as outras actividades realizadas com as crianças.
Prof.: Helena Monteiro

Música / Canto
Através de actividades na sala de aula e ao ar livre, procuramos despertar o interesse e a curiosidade pelos fenómenos do som, do silêncio e da música, experimentando instrumentos de ritmo ou escutando os sons da Natureza. Utilizamos também a capacidade de improvisação para desenvolver a criatividade musical. Com a vivência diária de melodias e ritmos, cada criança aprende a cantar como expressão de alegria interior. Assim, aprendemos novas canções, músicas e melodias escutando e tocando por imitação flauta de Bisel.
Prof.: Rosalinde Schön

Língua Estrangeira (Inglês)
As actividades de inglês são realizadas através de músicas, danças, poesias, e jogos que facilitam a aprendizagem de novas palavras de forma lúdica e natural. Cada tema é apresentado duma forma viva e directa através do uso da arte e do corpo. O objectivo é criar na sala de aula uma atmosfera natural onde a criança aprende a nova língua com espontaneidade e entusiasmo.
Prof.: Rosalinde Schön

Marcenaria / Carpintaria
Tocar a madeira e sentir-lhe o peso, a textura, o cheiro e a cor. Transformá-la em pequenos objectos ou simplesmente seguir o seu gesto, fazendo surgir dela uma inesperada finalidade, até ao trabalho mais dirigido para se experimentar formas côncavas, convexas e lineares num objecto do quotidiano, como uma colher.
Faz-se uma introdução às ferramentas básicas que as crianças desta idade podem usar: faca para talhar a madeira, furadeira; broca; martelo, grosa, etc.
Prof.: Helena Monteiro

Jardinagem
O contacto directo com os ritmos anuais, participando nos trabalhos realizados na terra em cada estação, é a experiência essencial que se pretende oferecer às crianças: cavam, semeiam e plantam hortícolas e plantas aromáticas, fazem compostagem, apanham frutos, podam e limpam as árvores, queimam os ramos velhos, etc. conforme as necessidades da natureza em cada época.   Em cada experiência sentem, cheiram, observam, ouvem, provam com todo o seu ser, aprendendo a amar, cuidar e respeitar a Mãe-Natureza.
Prof.: Pedro Sousa