Currículo do 1º Ano

O objetivo da Pedagogia Waldorf é educar o ser humano por meio da Arte. Todas as atividades têm o elemento artístico como base e, através deste elemento, procura-se desenvolver o conhecimento que vai actuar no pensar da criança de forma geral, estimulando o seu amor ao próximo e o respeito à natureza. O currículo proporciona uma visão ampla das matérias e a aquisição de conhecimentos gerais, além de preparar para o exercício da cidadania.
Todas as aprendizagens desta faixa etária, são focadas na imagem de que O MUNDO É BELO. A harmonia e os mistérios que o mundo e a natureza nos presenteiam, provocam na criança uma alegria constante de descobrir novas belezas e novos enigmas.
Ensinar a aprender é uma tarefa constante do professor, aproveitando diariamente o meio envolvente da criança, as suas vivências e os seus saberes ocultos, como base para a matéria/conteúdos a desenvolver, respeitando os interesses da própria idade e o ritmo de cada criança.
Assim, em qualquer dos blocos das diferentes áreas de aprendizagem, começa-se sempre por observar e vivenciar o que nos rodeia, consoante o objectivo desse bloco, inserindo-nos no ritmo da natureza (estação do ano, mês, semana…), partindo sempre do que ela nos dá naquele momento e do que cada criança já sabe sobre esse assunto.

Finalidades e Objectivos:
Neste ano as crianças fazem a transição importante do Jardim de Infância para a escola, onde começa o ensino formal. O professor leva a crianças a uma primeira experiência das formas, sons e sequência das letras e dos símbolos numéricos, utilizando imagens, rimas e histórias.
As crianças aprendem a reconhecê-las e a memorizá-las com a prática da repetição que inclui movimento, versos, desenhos e pintura. Neste primeiro ano de escola, a tuma alcança bons hábitos de vida e o trabalho na sala de aula formará a base de toda a escolarização que vão ter em conjunto.
Os objectivos de atitude e de valores do 1º ano e seguinte são cultivar a reverência pela natureza, cuidar da envolvência, respeito pelos outros, interesse pelo mundo e um sentimento de confiança nos seus professores. A finalidade dos professores é levar as crianças a converterem-se num grupo socialmente coêso onde os seus membros sejam capazes de se ouvirem e de se cuidarem mutuamente.

Ensino em Épocas / Aula Principal
A divisão das matérias em aulas de 45 minutos, distribuídas durante a semana, foi substituída por “Aulas Principais” e Ensino em Épocas. As matérias podem ser abordadas em profundidade todas as manhãs, por três ou quatro semanas em períodos de 110 minutos. Após essas semanas, o que se aprendeu é então levado ao “esquecimento”, ou seja, deixa-se o conteúdo descansar na criança. Enquanto este conteúdo descansa uma nova matéria se inicia. Este método leva à consolidação da matéria em questão.

Avaliação
O progresso das crianças é descrito detalhadamente em boletins manuscritos, nos quais são mencionadas as habilidades sociais e virtudes como perseverança, interesse, auto-motivação e força de vontade. Assim, busca-se criar uma imagem geral do desenvolvimento da criança no período.